ABOOH

Notícias

Principal entidade de OOH muda posicionamento

Novos nome e posicionamento do setor para diminuir a assimetria entre o que o mercado entende do negócio com o que, de fato, as empresas entregam. Esse é um dos principais objetivos que a Associação Brasliiera de Mídia Out Of Home (ABMOOH) que, a partir de agora, passa a ser denominada Associação Brasileira de Out Of Home (ABOOH), abolindo a palavra Mídia no nome, tem com o anúncio de mudanças.

A mudança de nome dá o tom das transformações dessa indústria, mais abrangente e com novo paradigma para o mercado. A ABOOH representa uma mídia que cresce em tamanho e importância para agências e anunciantes. Grandes players mundiais do setor, que entraram no Brasil e já fazem parte da associação, trouxeram suas experiências de fora e as agregaram ao mercado nacional. Ao mesmo tempo, os grupos nacionais cresceram e fizeram com que o setor ganhasse ainda mais relevância no mercado.

As experiências individuais se juntaram para o bem comum da indústria. Com isso, o OOH viu crescer as possibilidades de impacto do meio, com grandes investimentos das empresas e maior diversidade de opções. “Esse movimento proporcionou maior união entre as empresas, o que amplia a força do conjunto, da indústria e esse novo posicionamento, mais amplo, reflete exatamente isso”, afirma Eduardo Alvarenga, presidente da entidade.

Segundo ele, um dos objetivos agora é diminuir a assimetria entre o que o mercado entende do negócio com o que, de fato, as empresas entregam. O espírito primeiro das mudanças é a união para buscar soluções que tragam benefícios aos associados e à indústria como um todo. Uma das características do OOH, em sua opinião, é a complementariedade com outros meios, inclusive o digital.

Para aumentar a participação do setor no bolo publicitário, Alvarenga acredita que seja fundamental fornecer dados e métricas confiáveis a agências e anunciantes. “Aproveitamos o que as grandes empresas têm de expertise com métricas de OOH em outros mercados e juntamos com o que temos aqui para criar  opções que atendam o mercado. Vários estudos estão em desenvolvimento atualmente para que possamos comprovar os resultados alcançados nas campanhas em OOH”, diz.

Como forma de assinalar essa mudança, a associação lançou campanha publicitária, dividida em duas fases, que visava ressaltar a força do out of home (OOH). Para isso, foi criado um personagem, o Robson, e usado o inventário dos associadas da ABOOH para relatar atividades do cotidiano do personagem.. Em duas semanas, saber quem era o Robson tomou conta das conversas e gerou comentários de muitas pessoas nas ruas das grandes cidades do País.