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MapaOOH apresentado ao mercado

Planejar a mdia OOH com dados de alcance, frequncia e GRPj uma realidade no Brasil. As empresas Clear Channel, JCDecaux e Otima apresentaram hoje (26) ao mercado o MapaOOH, com mtricas de audincia para o setor.

Com investimento de R$ 12 milhes, o sistema foi criado para que agncias e anunciantes possam planejar e avaliar campanhas de OOH com dados comparveis aos de outras mdias. Em um primeiro momento, o MapaOOH abranger o mobilirio urbano dos mercados das cidades de So Paulo e Rio de Janeiro, mas com potencial de crescimento para outros formatos e outras capitais do Pas.

A profissionalizao do meio, com a chegada de players globais e empresas nacionais de grande porte, fez com que o setor crescesse de forma expressiva nos ltimos anos, diz Srgio Viriato, gerente do projeto MapaOOH. Faltavam, no entanto, dados concretos e um sistema vivel para comprovar o impacto das campanhas. O MapaOOH nasce de um projeto audacioso iniciado em 2014, fruto do pioneirismo das trs principais empresas do setor no Brasil.

A pesquisa de audincia desenvolvida por um consrcio internacional, com coordenao local, formado pela Ipsos Brasil, Ipsos UK, MGE Data, Telefonica e Logit. A metodologia utilizada, baseada nas diretrizes globais da Esomar, cruza dados dos inventrios das empresas exibidoras, como tipos e quantidades de faces, com dados de deslocamentos de pessoas em seus diversos trajetos dirios, levando em conta os diferentes meios de transporte.Todas essas informaes so ento lanadas num nico sistema de geolocalizao.

Os dados mostram que o OOH atinge expressivos ndices de alcance e frequncia em diversos targets, conta Viriato. Considerando todo o inventrio cadastrado no sistema, mais de 59% da populao de So Paulo v uma face de mdia exterior pelo menos uma vez por semana e no Rio este ndice de 55%.Em mdia, cada uma dessas pessoas impactada 86 vezes por semana em So Paulo e 173 vezes no Rio. So mais de 490 milhes de impactos por semana em So Paulo e mais de 495 milhes no Rio.

Para um roteiro combinado de 300 faces em cada cidade, com distribuio homognea das faces, os nmeros de alcance na populao de mais de 15 anos em So Paulo e no Rio so de 29% e 38% respectivamente, com frequncia mdia de 5,1 impactos por pessoa em So Paulo e de 10,1 no Rio de Janeiro, atingindo um total de 14 milhes de impactos em So Paulo e 20 milhes no Rio de Janeiro.

Viriato destaca que esses nmeros so praticamente impossveis de serem obtidos em outras mdias pelo custo estimado para este tipo de roteiro.Por isso acreditamos que oMapaOOH deve aumentar ainda mais a relevncia do meio.Com os resultados que a pesquisa comprova, podemos chegar ao mesmo share de investimento de pases como Japo, Frana e Inglaterra, que j usam mtricas semelhantes nossa.

O servio est disponvel online, por meio de um software que ter o seu acesso liberado para agncias e clientes at o fim de 2018.

Metodologia – Para o desenvolvimento do MapaOOH, foram realizadas 14 mil entrevistas para capturar os trajetos da populao da Grande So Paulo e Grande Rio de Janeiro, resultando em quase 80 mil percursos analisados e uma estimativa segura dos dados de audincia. A prxima atualizao dos dados que estar disponvel em maio ir incluir outros 410 milhes de trajetos realizados ao ms, capturados a partir de dados annimos de deslocamento de mais de 8 milhes de usurios de celulares. Constantes atualizaes do sistema, com mais trajetos, permitiro a anlise de targets cada vez mais especficos.

Todos esses dados foram modelados para garantir a correta distribuio desses fluxos pelas vias e diferentes modais automveis, pedestres e transporte pblico.O software de clculo das audincias rene ento essas informaes com os dados de faces publicitrias, para entregar os resultados de cada campanha do meio.

O mais importante que estamos falando de pessoas que viram as faces e no que simplesmente passaram por elas”, destaca Viriato.Utilizamos uma metodologia internacional, adotada em dezenas de pases, para calcular a probabilidade real de cada passante efetivamente fazer um contato visual com cada face. a primeira vez que esta metodologia aplicada na Amrica Latina.