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Educao setor que mais investe em OOH

No Brasil, ensino escolar e universitrio (9%), refeies rpidas (5%), instituies de servios ao consumidor (4%) e servios de sade (4%) foram as categorias de marcas que mais investiram em mdia exterior no ano passado (veja mais no grfico). Esses dados so da metodologia Monitor Evolution, da Kantar Ibope Media. O fato de a metodologia do ranking levar em conta as tabelas que os veculos dizem cobrar distorce os valores absolutos, j que h casos em que as negociaes com agncias e anunciantes baixam os preos em at 90% mesmo assim, a pesquisa no deixa de ser uma referncia para o mercado.

O estudo diz ainda que 3% de todo o valor publicitrio bruto investido no Pas foi destinado ao out-of-home (OOH) em 2017. Ainda com potencial de desenvolvimento, o segmento deve retomar flego neste 2018 e colher frutos do resultados do ano passado, que apresentou crescimento de 38% em investimentos em comparao com 2016. Tanto as categorias quanto a quantidade de dinheiro destinada ao OOH corroboram as expectativas de empresas do setor, que comemoram os bons nmeros.

Para Lizandra Freitas, CEO da Clear Channel Brasil, o surgimento de mtricas, a diversificao de anunciantes, a mdia como pea importante de campanhas e o alto ndice de presena de pessoas nas ruas foram itens que atraram investimentos ao out-of-home. No entanto, a profissional afirma que no ano passado a empresa no contou com nmeros to expressivos quanto os de 2016, quando os Jogos Olmpicos no Rio de Janeiro influenciaram positivamente o resultado.

J a JCDecaux atingiu globalmente resultado de 3,47 bilhes e cresceu 2,3%. No Brasil, superamos os objetivos e seguimos ampliando os investimentos, aponta Ana Clia Biondi, diretora geral da companhia no Pas. De acordo com a profissional, alm de investimento, a mdia exterior conquistou melhores profissionais, ampliou o seu leque de servios e produtos e, com isso, melhorou a entrega aos anunciantes e agncias.

Segundo Daniel Simes, diretor-geral da Eletromidia, a empresa cresceu sua receita em 50% no ano passado em comparao com 2016. Segundo o executivo, isso aconteceu porque a mdia exterior passou a perder em termos de contato com o pblico somente para a TV e a internet.

A melhora de informaes internas foi outra medida que ajudou a alavancar o segmento. No ano passado, por exemplo, a Office Mdia OOH realizou pesquisas para ampliar seu banco de dados e conhecer melhor o hbito do pblico, o que culminou no aumento de campanhas veiculadas. Com 74 clientes, essa empresa passou a atingir 2,5 milhes de consumidores diferentes por semana. Para 2018, o CEO Dario Gohda almeja um crescimento de mais de 50% no nmero de telas da empresa.

Alm disso, Anderson Santos, diretor de planejamento estratgico da Otima, aponta a consolidao da era digital como um dos itens que contriburam para o crescimento de out-of-home em 2017. Segundo Eduardo Alvarenga, presidente da Associao Brasileira de Mdia Digital Out-of-Home (ABOOH) e CEO da Elemidia, a aquisio de empresas menores e aportes de grandes investidores tambm contriburam com a consolidao do segmento. J para Raphael Jimenez, diretor nacional de publicidade da Elemidia, a presena em shoppings e o crescimento no ambiente residencial tanto em telas quanto em anunciantes foram fatores que impulsionaram a atuao da empresa em 2017.

Fonte:www.meioemensagem.com.br/home/midia/2018/03/02/educacao-e-setor-que-mais-investe-em-ooh.html