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Out of home se reinventa e mostra a sua força

O Segmento out of home experimenta um dos seus grandes momentos. O ano de 2018 foi especialmente importante para o setor, porque ganhou mais espaço e o reconhecimento do mercado como uma mídia que funciona, e muito. O setor se reinventou e a evolução é gigante, tornando o meio quase que irreconhecível, quando comparado há pouco mais de uma década. Ana Célia Biondi, diretora-geral da JCDecaux Brasil, mostra a seguir a sua visão sobre OOH neste ano de 2018.

Ranking

O setor de mídia exterior já ocupa o terceiro lugar na preferencia de investimentos pelos anunciantes, como uma procura significativa de empresas de entretenimentos e tecnologia, o que indica a força da mídia não só em 2018, mas também a crescente que vem sendo estabelecida ao longo dos últimos anos. Além disso, podemos destacar o lançamento do MAPA OOH, que representou um grande avanço para o meio, contribuindo para consolidação do out o fome como mídia prioritária

Digital

Podemos considerar o casamento entre digital e OOH como uma “união estável”, pois é um relacionamento que já vem ocorrendo há alguns anos. Trata-se de meios complementares e o OOH possibilita a integração e a construção de campanhas 360 envolvendo digital. Acreditamos que essa integração de novas tecnologias com o setor de OOH deve ser compreendida como uma oportunidade de mercado. Nossas constantes inovações, o desenvolvimento de novos softwares e a qualidade dos nossos equipamentos permitem essas interação e ampliam as possibilidades criativas em diferentes plataformas. Por isso, apostamos cada vez mais nesse novo segmento

Juntos

2018 foi o ano em que anunciantes e mídia OOH trabalham juntos para criar e viabilizar campanhas exclusivas para o segmento. Dentre os destaques da JCDecaux, podemos citar a campanha de 120 anos de Caloi, que integrou diferentes plataformas ao exibir nos relógios da avenida paulista a quantidade de ciclistas em tempo real, um modelo que tende a ocorrer cada vez mais no próximo ano em todos os ambientes em que a mídia out of home esta presente, como metrô e aeroportos

Ano Positivo

O ano foi extremamente positivo para o segmento e para a empresa. Consolidamos nossa presença como lideres no mercado de OOH no Brasil, com a ampliação da nossa operação nacional, e inovamos ao trazer novos formatos de comunicação para o meio, apostando cada vez mais no digital out of home e na inovação entre meio e anunciantes. A partir dessa nova relação e da compreensão da necessidade de promover novas conversas, implementamos no Brasil o nosso Centro de Inovação. Primeiro da América Latina, o Centro é composto por uma equipe especializada em desenvolver soluções criativas e inovadoras que permitem uma comunicação mais efetiva com o público, por meio da parceira entre meio e anunciante, com estratégias totalmente voltadas para o mercado publicitário brasileiro. A implementação da nova equipe traz benefícios para o segmento como um todo, tornando-o cada vez mais assertivo e provando que ele é  o canal certo para promover diálogos urbanos. Além disso, também estamos investindo fortemente na formação de profissionais qualificados especializados em mídia OOH, por meio do JCDecaux Stories  – uma série de encontros que percorreu o pais para discutir o momento e as inovações para o segmento

Tendência

Acreditamos que o digital OOH e a integração de mídias, continuando fortes no próximo ano. A JCDecaux entende que investir em inovações para o segmento é a única maneira de acompanhar as tendências de comportamento e consumo mundiais, como a integração tecnológica. Diante disso, se faz necessário, cada vez mais, o conhecimento de detalhes do comportamento dos usuários de metrô, aeroportos e da população que circula nas ruas. Apostamos fortemente no desenvolvimento de novos estudos, pesquisas e ferramentas, que possam trazer informações de relevância das necessidades, formatos de mídia e criação necessárias para impactar adequadamente os consumidores em cada momento da sua jornada, proporcionando um diálogo  efetivo entre anunciantes e consumidores. Outra tendência é o desenvolvimento de profissionais especializados em midia OOH, por meio de uma formação qualificada com profissionais que já atuam no mercado, contribuindo com a consolidação do segmento no Brasil.

Desafios

O principal desafio é construir uma comunicação efetiva que seja também atrativa para os consumidores, em meio a tantos recursos á disposição. Para que possamos aproveitá-los da melhor forma, se faz necessária uma compreensão e entendimentos detalhados sobre o comportamento dos consumidores, por meio do MAPA OOH, por exemplo, um sistema de métricas que revolucionou o segmento

Oportunidades

O ambiente digital será um terreno fértil para a mídia OOH em 2019. O mercado já compreendeu o potencial da integração de plataforma e se utilizará de diferentes ferramentas para a criação de campanhas cada vez mais conectadas e integradas, com o objetivo de promover uma comunicação mais atrativa para o publico, que se tornou ainda mais exigente. Além disso, promover parcerias com os anunciantes também se transformou em um importante pilar para construir diálogos mais efetivos com os consumidores, criando diversas oportunidades

Potencial

Independente do governo, acreditamos que o semento de mídia OOH continuará a receber investimentos e crescerá ainda mais no Brasil. A JCDecaux acredita no potencial do pais e permanecerá trazendo as melhores soluções para o mercado brasileiro

IOOH

A implantação do VIOOH, uma plataforma desenvolvida pela JCDecaux que irá permitir a compra programática de OOH e DOOH por agências digitais baseadas nos números de audiência. Novidade no Brasil, a plataforma esta em testes e assim que for implementada possibilitará o acompanhamento das tendências de mercado num geral e da evolução do mercado publicitário, que esta se digitalizando cada vez mais e destinado seus investimentos para o segmento. Também vamos continuar investindo na qualificação de nossos produtos em todos os formatos de mídia OOH nos quais estamos presentes e focar na amplificação dos nossos serviços no Brasil

Dados

Acreditamos que o mercado, de maneira geral, irá se passear cada vez mais nos dasos de audiência e comportamento para desenvolver soluções sob medida para o setor de OOH. Essa tendência deve conduzir as criações para  o out of home no próximo ano e promover uma evolução do segmento.