ABOOH

Notícias

Clear Channel instala rede de beacons no Rio

Tecnologia presente nos relógios digitais e nos aspersores de água permite o envio de informações aos smarthphones das pessoas próximas.

Clear Channel inaugura neste mês no Rio de Janeiro a primeira rede de beacons em out of home da América Latina. A tecnologia permite o envio de informações e mensagens publicitárias aos smarthphones dos transeuntes próximos ao mobiliário urbano. A proposta da empresa é que as marcas complementem suas campanhas veiculadas na mídia. Inicialmente foram instalados 200 pontos de beacons (pequeno dispositivo que emite sinais bluetooth) nos relógios digitais e nos aspersores de água da capital fluminense.

O out of home é uma mídia de massa e com recursos como o beacon oferecemos uma ferramenta segmentada para o anunciante. O beacon também faz muito bem a ponte de integração do digital com o off-line”, afirma Dario Gohda, diretor de desenvolvimento da Clear Channel. A empresa possui uma rede com três mil pontos na Austrália e testes nos Estados Unidos e Reio Unido. Curitiba e interior de São Paulo podem ser os próximos mercados a receber a tecnologia no País. Operações da empresa na América Latina também devem investir na área.

A ferramenta será oferecida de forma adicional ao anunciante na compra de veiculação de mídia exterior. Segundo Dario, a mensagem de texto é apenas uma das abordagens, mas não no formato SMS. “O texto não fica armazenado no aparelho do consumidor, mas aparece como um pop-up na tela e, depois, fica disponível na central de notificações. Outras formas de abordagem envolvem o uso de recursos multimídia, como sons, vibrações e luzes do flash”, explica.

Desenvolvido em parceria com a Aurea, empresa que forneceu a tecnologia e que implantou os beacons no Rio, o projeto capta informações disponíveis em aplicativos já instalados nos aparelhos celulares das pessoas, cruzando dados como perfil demográfico, hábitos de consumo e dados de navegação, por exemplo. A Aurea também é responsável pela plataforma de gerenciamento da campanha e pelo suporte aos anunciantes.

Quando um consumidor faz o download de um aplicativo qualquer, seja de rede social, serviço ou game, por exemplo, ele é submetido aos termos de uso, que autoriza a empresa a utilizar seus dados da forma que achar melhor. O beacon pega essas informações disponíveis pelos apps. “Mas o usuário tem total autonomia para bloquear o recebimento de mensagens via beacon. Basta ele desabilitar o Bluetooth do seu aparelho móvel ou nas configurações do aparelho restringir que os aplicativos usem suas informações de geolocalização”, ressalta Dario, destacando que a plataforma de gestão de campanha da Clear Channel consegue analisar o grau de interação do usuário com as mensagens. Se não houver interação, o usuário deixará de receber a comunicação.

Fonte : http://www.meioemensagem.com.br/home/midia/2016/06/10/clear-channel-instala-rede-de-beacons-no-rio.html

Os comentários estão fechados.